Impossível falar de jornalismo de defesa dos direitos humanos no Brasil sem citar o gaúcho Marcelo Pasqualoto Canellas.
Muitas são as reportagens relevantes produzidas por Marcelo Canellas em defesa dos direitos humanos e dos excluídos e ignorados do nosso país. No entanto, destacamos as matérias a seguir como as mais significativas.
Fizemos essa escolha com base na concepção do próprio jornalista, em entrevista concedida por ele para este projeto:
Série “Fome no Brasil”
Exibida pelo Jornal Nacional entre os dias 18 e 22/06/2011, é uma das séries de reportagens mais premiadas do telejornalismo brasileiro. O repórter Marcelo Canellas e o cinegrafista Lúcio Alves viajaram por seis estados e o Distrito Federal.
Logo no início das reportagens, Marcelo entrevistou a lavadeira Maria Rita Costa [51], que sofria de desnutrição. Ele lembra, que a situação de saúde dela era tão ruim, que a equipe da Globo teve que providenciar uma ambulância para levá-la ao hospital.
Canellas define o problema da fome no Brasil, nesta série de matérias, como “uma tragédia a conta-gotas, dispersa, silenciosa, escondida nos rincões e nas periferias. Tão escondida, que o Brasil que come não enxerga o Brasil faminto e aí a fome vira só número, estatística, como se o número não trouxesse junto com ele dramas, histórias e nomes”.
Ele recorda que na exibição da primeira reportagem da série, os moradores do lugarejo, onde vivia Maria Rita, avisaram à emissora que duas semanas depois de dar a entrevista à equipe da Globo ela faleceu vítima de pneumonia e desnutrição aguda.
Em outra matéria ele mostra a humilhação e o sofrimento físico no hospital psiquiátrico em Cariri, no sul do Ceará, onde o repórter entrevistou o médico José Abagaro Filho, especializado em combater distúrbios provocados pela deficiência de nutrientes.
Entre outros, existem também a migração, a solidariedade entre outros temas importantes abordados pela série.
Confira o vídeo com uma das reportagens da série.
