top of page

projeto

Este site é uma plataforma para a divulgação do livro-reportagem “Marcelo Canellas, por um jornalismo humanista”, que será finalizado em novembro de 2014, como resultado do meu Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo, orientado pela professora e jornalista Patrícia Paixão.

 

Sou Sidney Barbalho de Souza e estou cursando o 8º ano da graduação de Jornalismo na FAPSP (Faculdade de Comunicação), uma instituição que valoriza como linha de pesquisa, a história da nossa imprensa.


Embora Marcelo Canellas seja um dos principais repórteres da atualidade e apareça entre os dez mais premiados jornalistas brasileiros, ele é um profissional pouco estudado e cuja trajetória ainda não foi devidamente documentada. 

 

O livro-reportagem proposto neste projeto acadêmico pretende suprir essa carência, revelando o passo a passo da carreira de Canellas, desde as primeiras manifestações jornalísticas até a sua chegada ao posto de repórter especial do Fantástico.

 

Para isso, estou ouvindo familiares, amigos de infância e ex e atuais colegas de trabalho do repórter, nos veículos pelos quais ele passou. Trata-se de um trabalho longo e exaustivo de pesquisa, apuração e reportagem, mas que pretende contribuir com a memória do nosso Jornalismo.

 

marcelo canellas,​​​​​​​​​​​​

por um jornalismo humanista

o cronista

Em 2013, Marcelo Canellas lançou o livro “Províncias: Crônicas da Alma Interiorana”, que reflete sua outra faceta, a de cronista.


 

reportagens premiadas

Muitas são as reportagens relevantes produzidas por Marcelo Canellas em defesa dos direitos humanos e dos excluídos e ignorados do nosso país. No entanto, destacamos as matérias a seguir como as mais significativas.

depoimentos

A seguir o leitor poderá apreciar um aperitivo do trabalho de reportagem que está sendo feito para o livro “Marcelo Canellas, por um jornalismo humanitário”:


 

© 2014 por Sidney Barbalho de Souza

  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page